O CD.

Pensée

Em 2018, o músico paulistano Nicholas Abdo promove por meio do selo Amellis Records (SP) o lançamento de seu segundo CD, Pensée. Com solos ao piano e ao violão, o álbum de 15 faixas retrata as diversas facetas do artista e revela seu talento tanto como compositor quanto como intérprete e arranjador. Além da peça autoral ‘Pensée’, o álbum traz interpretações e releituras de obras de Brahms, Bach, Beethoven e Koshkin.

Resultado de profunda imersão interior, a suíte que dá nome ao disco reflete o ponto de vista da figura masculina durante uma intensa história de amor. Composta de quatro movimentos - ‘Valse Exquesi’, ‘La Conversation Dans Le Salon’, ‘Interruption Subtile’e ‘En Marchant A La Intimite’ -, a peça retrata a vida de um casal desde o nascimento do amor e a convivência com ele, até a interrupção causada pela perda e a consequente solidão. Nesse sentido, o último movimento é tocado ao piano somente com a mão esquerda, uma vez que a outra metade – a mão direita - deixa de existir.

Além de ‘Pensée’, o disco apresenta os três Intermezzos do Op. 117 de Brahms, cujos movimentos estão espalhados pelo álbum, representando a formação de Abdo como intérprete; a ‘Suíte BWV 1007’, de Bach, cujos seis movimentos compostosoriginalmente para violoncelo foram adaptados para o violão; a obra ‘Four Elise’, de Beethoven, composta para piano e adaptada para o violão; e a valsa ‘Usher Waltz Op. 29’, do compositor contemporâneo russo Nikita Koshkin, composta para violão e tocada ao piano.